segunda-feira, 18 de abril de 2011

Lei proíbe uso de sacolas plásticas no comércio de BH

   
   Há três anos, foi aprovada a lei que proibiria a distribuição de sacolas plásticas em Belo Horizonte. Hoje, cerca de três anos depois, ela entra em vigor e muda o dia-a-dia de comerciantes e clientes da capital mineira. Os estabelecimentos que desrespeitarem a determinação legal poderão ser multados e/ou interditados.

Na prática, o que muda para nós consumidores?

   É tudo uma questão de costume, mas, já no primeiro dia em que a novidade é pra valer, muita gente se enrolou na hora de empacotar as compras. Imagine só, chegar no caixa e não ter onde colocar suas mercadorias. As lojas são obrigadas a oferecer opções; estarão disponíveis sacolas biodegradáveis, que deverão ser vendidas a R$0,19 a unidade. Além, é claro, das sacolas retornáveis, as famosas eco-bags. Alguns estabelecimentos passaram a oferecer, ainda, caixas de papelão, gratuitamente.


   No início, vai ter muita gente esquecendo da mudança e tendo que improvisar na hora das compras, mas esse é um passo importante para a preservação do meio ambiente. Enquanto as sacolas convencionais demoram centenas de anos pra se decomporem, as sacolas biodegradáveis deteriorizam-se completamente em apenas 6 meses. Isso sem falar nas sacolas retornáveis, que poderão ser utilizadas inúmeras vezes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário